sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fan’ art 2012 mostra-se em Betanzos (Corunha)


Trinta e três artistas plásticos de Portugal,
Espanha, França, Bélgica e da Argentina, expõem leques na Fundacion CIEC, em Betanzos (Corunha) até ao próximo dia 20. As obras já puderam ser vistas na Esteta Galeria, no Porto, e a partir de 3 de Novembro poderão ser observadas na Associação de Gravura Água-Forte, em Lisboa.
Há quem diga que Cupido o Deus do Amor, inebriado pela beleza de sua amada Psique furtou uma asa de Zéfiro, o Deus do Vento, para refrescar sua amada enquanto dormia.
Talvez este tenha sido o primeiro leque de que fala a história, mas sabemos que no século XV os mercadores portugueses trouxeram para a Europa, da China e do Japão, leques que se tornaram rapidamente muito populares, quer para aliviar o calor das senhoras elegantes, quer como peça decorativa dos salões burgueses. É neste contexto de luxo e sedução que no século XIX toma força a “Linguagem do Leque”. Esta era um sistema complicado de posições e gesticulações que possibilitavam às damas comunicar e relacionar-se socialmente.
A representação do leque nas gravuras japonesas antigas, a beleza do objecto “uchiwa” formado por varetas de bambu e a “folha” que é a parte que pode ser decorada com pinturas sobre tecido, papel, pergaminho, rendas, seda, etc, estimulou o desejo dos artistas da Matriz, Associação de Gravura do Porto para o Projecto a que deram a designação de “Fan Art”.
Aos artistas convidados pela Matriz foi solicitado que fizessem uma intervenção em papel ou pano adequados, cujo molde foi facultado.
Depois de reunidos, todos os trabalhos foram enviados para o Japão onde uma empresa especializada fez a montagem nos suportes em bambu.
O resultado é um conjunto lindíssimo e delicado de “uchiwa” que denunciam diferentes abordagens e sensibilidades. Temos leques trabalhados por muitos artistas portugueses mas também de Espanha, França, Bélgica e da Argentina. Um total de 66 leques estão expostos para serem apreciados por todos os que quiserem visitar a Exposição.

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